top of page

#01 | Catadoras de Mangaba - Quero ver Rodar... Com as Griôs na Restinga Sergipana

Atualizado: 19 de jul. de 2020

O cantor e compositor Alex Sant'anna indica o segundo disco das Catadoras de Mangaba

por Alisson Mota



Dando início à série Clássico da Semana, Alex Sant'anna abre os trabalhos com a indicação do segundo álbum das Catadoras de Mangaba: Quero ver Rodar... Com as Griôs na Restinga Sergipana.



"É um disco verdadeiro, honesto e belo, com um ótimas canções, interpretações de arrepiar e um trabalho de produção primorosa que valorizou as melodias, as vozes e letras das canções. A produção de Mary Barreto conseguiu interferir de maneira sutil e delicado. Com as participações especiais de Patrícia Polyane e do grupo Café Pequeno as músicas ganharam um toque de refinamento musical sem que elas perdessem a força, a beleza e a identidade. Obra essencial", analisa o compositor.


O disco é de 2015 e conta com produção de Mary Barreto, além de participações do grupo Café Pequeno e de Patrícia Polayne. O álbum foi idealizado pela equipe do Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe, sob patrocínio da Petrobras, com o objetivo de contar a história das mulheres extrativistas.



Alex conta como teve o primeiro contato com a obra: "Ganhei esse disco de um amigo assim que lançou e não parei de ouvir. Achei tão lindo, que quando o diretor teatral carioca Sidnei Cruz esteve por aqui, dei este disco pra ele com a certeza de que encontraria para comprar. Mas nunca mais encontrei uma cópia sequer desse disco. Me restam os MP3 e Youtube".


Ele revela ainda que o disco é inspirador, ainda que não tenha influenciado diretamente alguma composição sua. "Não marcou um momento específico, mas sempre que paro para ouvi-lo é como se fosse a primeira vez, o mesmo arrepio, a mesma emoção. Disco fabuloso".


Se fosse para escolher uma canção do disco... o artista indicaria a terceira canção do disco, Cabocla, que conta com a participação de Patrícia Polayne. "Só posso dizer, se você não conhece essa música, pare agora o que está fazendo e vá ouvir".


Ficha Técnica


Arranjos

Dami Doria (violonista)

Pedrinho Mendonça (maestro e pesquisador)

Guga Montalvão (Banda de Jazz Café Pequeno)

Rodrygo Besteti (Projeto Jazz na Calçada)

Júlio Rego (gaitista)

Mário Augusto

João Pinto

Glaubert Santos

Márcio Rodrigues

Patrícia Polayne


Produção musical por Dudu Prudente e Mary Barreto

Gravação por Dudu Prudente


 

bottom of page